Logo

Estudo da Calha

Nas várias regiões do Brasil, é comum que as obras executadas com água furtada, com vários tipos de telhas, utilizem ainda o mesmo sistema dos tempos em que as telhas tinham perfis mais baixos e inclinações mais elevadas. Isso, na atualidade, ocasionam, dificuldades de colocação, especialmente no que se refere com relação ao encaixe, à fixação de telhas e pedaços e ás quebras, visto que as telhas estão apoiadas em superfícies irregulares.

Os técnicos da Tegobras®, estudando essa situação para tentar amenizar o problema, chegaram à conclusão de que se o sarrafo da calha fosse levantado na parte maior e zerado na parte menor da telha, o problema não mais existiria. Porêm, cientes de que na obra esta execução é difícil, elaboraram um pequeno telhado, fazendo uma compensação dessa situação.

A execução se torna mais fácil quando se interrompe os sarrafos que recebem as telhas antes de chegarem até a viga central da água furtada, que serve de apoio dos caibros, e se coloca um sarrafo pregado de topo, nos que recebem a telha, com 1cm mais alto para receber a calha metálica. Esta deve ser dobrada, acompanhando a medida do sarrafo, e com um vinco no meio.


A Figura 1 mostra que os sarrafos de apoio das telhas não chegam até a viga da calha.



A Figura 2 mostra os dois sarrafos já fixados e dimensionados para receber a calha metálica.



A Figura 3 mostra a calha metálica apoiada sobre os sarrafos e com o vinco no meio.



A Figura 4 mostra uma telha já cortada. Como medida de segurança e para evitar a sedimentação do pó na telha, o corte não deve ser feito na cobertura. Um eventual pedaço de telha, que não tenha apoio nos sarrafos, deve ser fixado na telha, do lado, por meio de adesivos, para que não escorregue na calha.



A Figura 5 mostra o pano de telhado já recortado e alinhado, dando um bom efeito visual. Deixar em torno de 10-15cm entre as telhas da água furtada.
Evitar pisar nas telhas da água furtada, pois elas nunca ficam totalmente apoiadas.

Telhas de Concreto
Aquecedores Solar
Acessórios
Certificação