Logo

Emboçamento

Veja as informações básicas e necessárias para execução do emboçamento:

Antes de iniciar o emboçamento das cumeeiras e espigões, deve-se verificar se o madeiramento, item sarrafos da cumeeira, está executado de acordo com as especificações da NBR 13.858-1:Projeto e Execução de Telhados.

Os sarrafos da cumeeira/espigão devem estar corretamente distanciados e fixados entre 4 e 6cm, medidos da parte superior dos sarrafos.

Mostrar a distância correta



Forma incorreta, distância entre os sarrafos, maior que 06cm.


Os sarrafos distanciados incorretamente, como mostra a imagem 02, faz com que as telhas da linha de cumeeira fiquem distantes umas das outras, impossibilitando a sobreposição necessária de 08 cm da cumeeira á telha, tornando difícil a execução do emboço e provocando, posteriormente, vazamentos.


Iniciar a colocação de telhas seguindo a orientação do catálogo Tegobras®.


Ao se mostrar o outro pano do telhado, observar como as telhas da linha da cumeeira estão próximas umas das outras.


Para iniciar o emboçamento é interessante que o telhado já esteja liberado de outros trabalhos, como colocação de rufos, antenas, aquecedores solar e outros. Após isso feito, iniciar o emboço de peças complementares.

Para melhorar o visual é necessário utilizar pigmento Tegobras® na massa de emboço. Iniciar a colocação de massa deixando a ponta da telha limpa, ou seja, sem massa.



Iniciar a colocação da cumeeira/espigão fazendo com que se assente direito sobre a telha, diminuindo, assim, a quantidade de massa utilizada. Antes de assentar a próxima cumeeira/espigão, colocar um cordão de massa no meio da sobreposição.

A sobreposição das cumeeiras/espigão deve ser de no mínimo de 7cm.



Nunca preencher com massa, o espaço entre as duas telhas da linha de cumeeira, como mostra a imagem 07. Isso provoca, por capilaridade, retorno de água pela massa e causa vazamentos na linha de cumeeira/espigão.


Executar o procedimento correto até o final da linha de cumeeira ou até que a massa esteja a ponto de ser recortada. 



Recortar a massa chanfrada para dentro, de forma que, ao olhar o telhado por cima, só veja a cumeeira/espigão (imagem 09). Assim, a massa fica protegida, evita-se vazamentos pela capilaridade da massa e melhora o aspecto visual do emboçamento e do telhado.

vista por cima 

vista lateral

RESUMO:

Para um bom emboçamento, utilizar: 20kg de areia média ou fina para cada 5,5kg de cimento cinza para as telhas coloridas; ou, 5,74kg de cimento branco para as telhas champagne, pêssego e verde real; e, pigmento Tegobras. Na telha pérola não é necessário adicionar pigmento.

Modo de Preparar
Misturar primeiro a areia e o cimento. Adicionar 1/6 do pacote de pigmento Tegobras® e misturar novamente. Adicionar água, deixando a massa com consistência, de maneira que não escorra, evitando assim que as telhas fiquem sujas.
Essa quantidade dá para o emboçamento de 06/08 cumeeiras/espigão e peças complementares.
No espigão deve-se fazer o recorte das telhas, deixando-as bem próximas umas das outras, de modo que a peça espigão cubra ao mínimo 8cm da telha recortada, para evitar vazamento. Para executar o emboçamento é necessário observar se as telhas estão colocadas de acordo com as normas Tegobras®, contidas no Manual Técnico.

O emboçamento deve ser feito da seguinte forma:

Distribuir as peças de forma que fiquem próximas da área de utilização, já prevendo, no final da linha de cumeeira/espigão, a sobreposição adequada de 7cm ou mais, para evitar um corte desnecessário nas peças.

Colocar a massa, deixando sempre a ponta da telha limpa.

Assentar a cumeeira/espigão, de maneira que fique encostado na telha.

Colocar um cordão de massa de 2cm de largura no meio da sobreposição das cumeeiras/espigão, que será coberta pela outra cumeeira/espigão.

A ponta da cumeeira/espigão deve ficar sem massa.

Assentar as demais cumeeiras/espigão, seguindo este procedimento até que a primeira esteja com a massa enxuta, ao ponto de recorte.

Recortar a massa chanfrada para dentro.

Limpar o excesso de massa para não sujar as telhas.

Tempo para secagem em torno de 8 horas.

Nunca pise nas telhas próximas à linha da cumeeira/espigão e da água furtada.

Para maiores informações consulte o Departamento Técnico da Tegobras® - (14) 3282-9200.

Telhas de Concreto
Aquecedores Solar
Acessórios
Certificação