Logo

Cálculo das Telhas

Método Básico



Multiplicando a área plana da cobertura pelo fator correspondente da inclinação, obtem-se a área inclinada. Multiplicando a área inclinada por 10,5 encontra-se a quantidade de telhas. Deve-se aumentar 3% por se tratar de um método básico.

Método Técnico (faixa x fiada)



Cálculo das Faixas
Toma-se a medida A, multiplica-se pelo fator correspondente da inclinação (ver Tabela acima), e obtem-se a medida B. Divide-se o valor obtido pelo comprimento útil da telha (32cm) que e o resultado será na a quantidade de telhas da faixa.

Cálculo da Fiada
Tabela 1 - Utilizada para cálculo das telhas na fiada



Esta tabela determina a quantidade de telhas para as diversas larguras de telhados. Se a largura do telhado não estiver compreendida nesta tabela, considera-se um múltiplo de 30cm de largura útil da telha, mais 33cm de largura total da telha.

Ex.: 5 telhas x 30cm + uma telha de 33cm = 183cm de largura.



Tabela 2 - Utilizada para cálculo das telhas na fiada (incluindo telha terminal esquerda e direita)



Esta tabela determina a quantidade de telhas para diversas larguras de telhado, incluindo uma telha terminal esquerda e uma telha terminal direita. Se a largura do telhado não estiver compreendida nesta tabela, considera-se um múltiplo de 30cm de largura útil da telha, mais 25cm da telha terminal esquerda mais 16cm da telha terminal direita.
Ex.: 4 telhas x 30cm + uma telha terminal esquerda 25cm + uma telha terminal direita 16 cm = 161cm de largura.




Utilizando-se as telhas terminal esquerda e direita, com acabamento sobre a tabeira (ou testeira), pode-se eliminar o uso de arremates metálicos. Multiplicando-se o resultado da faixa pelo resultado da fiada, obtem-se a quantidade de telhas do pano.

Gráfico de Inclinação x Pano

 

Telhas de Concreto
Aquecedores Solar
Acessórios
Certificação