Logo

Cálculo da Galga

INSTRUÇÃO PARA POSICIONAMENTO DOS SARRAFOS
A galga inicial é de 29cm, medidos da face inferior do sarrafo duplo ou testeira até a face superior do segundo sarrafo. Essa galga só muda se, por algum motivo, as telhas não puderem ficar com a pingadeira correta. Ex.: utilização de calhas.

Os sarrafos superiores, da cumeeira, são posicionados com 4-6cm de distância entre eles, considerando-se a parte superior do sarrafo; no caso de um pano de telhado junto à platibanda, deve-se deixar 2,5cm a 3cm entre a parte superior do sarrafo e a platibanda já rebocada.


A galga intermediária ideal é de 32cm, porêm, pode ser mudada (sempre para menor), para evitar corte nas telhas junto a uma platibanda ou cumeeira, assim como tambêm para evitar que, na montagem do telhado, a última telha se sobreponha mais que a outra, no caso de que não se desejar cortá-la.

 


Como calcular a galga intermediária



1 - Colocar os sarrafos ou testeira da galga inicial.
2 - Colocar os sarrafos da cumeeira ou platibanda.
3 - Medir da face superior do segundo sarrafo até a face superior do sarrafo da cumeeira ou platibanda.
4 - Dividir essa medida por 32cm, que é o comprimento útil da telha (já descontada a sobreposição). Obtêm-se o número encontrado corresponde à quantidade de telhas da faixa do telhado. Este número deve ser arredondado para maior. 
5 - Com o número. Dividir a mesma medida por esta quantidade de telha.
6 - O resultado é a galga intermediária.


Para maiores informações ligue para o Departamento Técnico da Tegobras® - (14) 3282-9200.

Telhas de Concreto
Aquecedores Solar
Acessórios
Certificação